FAVA DE BAUNILHA OU
VAGEM DE BAUNILHA
Oi gente,... vamos conversar sobre a fava de baunilha, não aqueles vidros de imitação de baunilha, que ao serem utilizados deixam um cheiro no ambiente insuportável.
O extrato de baunilha é retirado da fava da baunilha, que na realidade é a vagem de uma orquídea linda, chamada Planifólia, tem uma foto da mesma logo abaixo.
Créditos para esta foto: vmijct Peninsula Orchid Society Member.
Crédito para foto: Tish Boyle Sweet Dreams.Favas prontas para consumo.
Do século 16 até o 19, baunilha era considerada afhrodisiac. Existem mais de 100 tipos de baunilha, mas a usada comercialmente é a Vanilla Planifolia, conhecida como Vanilla MADASGACAR BOURBON
Hoje em dia, encontramos três tipos de baunilha que dominam a produção global. As várias subespécies são Vanilla Planifolia, cultivada em Madagascar e outras área do Oceano Índico como a Indonésia, Vanilla Tahitensis cultivada no Pacífico Sul e Vanilla Pampona encontrada nas Índias Ocidentais, América Central e do Sul.
A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens, e seu sabor é inigualável. É muito usada na Gastronomia (principalmente na confeitaria), perfumes, aroma terapia, e desde a época do BOOM da Nouvelle Cuisine Française (Paul Bocuse) começou a perfumar pratos salgados, molhos de saladas e outros com a baunilha.
Ao abrir a fava e extrair o caviar,
NÃO jogue fora a fava , pois a mesma deverá ser inserida num pote hermético com açúcar e deixar curar por mais ou menos uns 02 meses e você terá um açúcar baunilhado maravilhoso ( a proporção será de 01 copo tipo requeijão para uma fava) , podendo usá-lo na confecção de bolos, biscoitos, usar em chás e cafés, ou até ao cortar morangos fora da estação que estão bem ácidos pulverize um pouco deste açúcar e verá a diferença. Existem alguns sachets deste produto no mercado, mas para que comprá-los se você poderá fazê-lo em casa. Outra opção é comprar a fava, abrí-la ao meio e fazer o seu próprio EXTRATO. A forma de preparar é bem fácil, cabendo a você fazê-lo mais forte ou mais fraco, de ótima qualidade ou módico.
Vamos ao preparo: tenha um pote hermético de vidro já previamente esterilizado e coloque 06 favas gordinhas cortadas ao meio no sentido longitudinal mais as raspas do caviar adicionado ao pote TAMBÉM e coloque 01 garrada de álcool de cereais, ou vodka, ou rum, ou brandy ou até cachaça, não esquecendo que a qualidade final deste produto estará relacionado a qualidade dos produtos usados para prepará-lo. Feche bem e embrulhe este pote com um tecido preto e coloque num lugar escuro, mas sem muita umidade, depois de 60 dias, desembrulhe, e leve esta garrafa a geladeira e mantenha-a bem fechada para não absorver nenhum cheiro da geladeira, use ao longo de 06 meses se for álcool de cereais, e se tiver sido feito com alguma bebida forte como cachaça, poderá usar durante 09 meses. Se acharem que foi feito muito, passe para pequenas garrafas herméticas e dê de presente com o seu toque especial quando embrulhar, por exemplo num lenço bem bonito Poderá ser feito o 'congelamento' numa garrafa de vodka, pois vodka pelo alto teor de álcool não congela.
Podemos encontrar pequenos frascos com a pasta da baunilha, mas estes produtos são muitoooo caros e importados (tornando o acesso mais difícil), assim sendo, dou preferência ao meu extrato caseiro.
Deixo também algumas marcas que conheço e sei que são maravilhosas: Nielsen-Massey Madagascar-Bourbon Pure Vanilla Bean Paste (este não é extrato e sim PASTA), tem também Nielsen-Massey Madagascar Vanilla extract de 8 oz, Patisse Pure Bourbon Vanilla Extract que comprei no site
http://www.dairylandonline.com/, Pure Vanilla Extract da European Imports LTD,...
Espero que esta explicação tenha ajudado a vocês entenderem melhor a diferença de extrato, pasta e fava de BAUNILHA.
Beijos,
Chef Lina